4 de fevereiro de 2011

A Mullher Conforme o Coração de Deus


"A mulher virtuosa, quem a pode encontrar ?..."


Porque o homem olha para a aparência, mas o Senhor para o coração.

1 Samuel 16:7

Antes da moça apresentar-se ao rei Xerxes, ela tinha que completar 12 meses de tratamentos de beleza prescrito para as mulheres, seis meses com óleo de mirra e seis com perfumes e cosméticos. Dessa forma é como  ela teria que se apresentar para o rei ... 
Ester 2:12-13

Tornando-se como Ester
por Charo & Paul Washer


Eu sempre me espantei com o tipo de preparação que a futura rainha Ester teve que passar antes de estar completamente preparada para chegar diante do rei Xerxes. Será que qualquer um de nós quer passar por 12 meses de tratamentos de beleza antes de encontrar o homem dos nossos sonhos? Provavelmente não, mas, novamente, imagine as possibilidades.

Um ano inteiro reservado para um único propósito - tornar-se tudo o que você pode ser para quem você mais ama. Um tempo precioso para cultivar a beleza, para fazer um investimento na educação e etiqueta, para reforçar a virtude, e construir o caráter.
 A preparação de Ester lembra-me do precioso tempo entre o despertar do desejo do coração de uma jovem mulher, para compartilhar sua vida com um companheiro, e os momentos em que ela marcha pelo corredor da igreja em direção ao altar. Para muitos, esse tempo de preparação é visto  penas como  um tempo de espera.

 Mulheres solteiras muitas vezes se veem na prateleira enquanto a vida passa por ela, ou como sentadas no banco enquanto os outros realizam seus sonhos. Elas não percebem que estão perdendo o momento mais importante de suas vidas,  mas elas sentem que estão deixando de desfrutar de grande alegria e recompensa; elas sentem que seus futuros maridos estão sendo roubados por uma mulher mais virtuosa, e elas estão deixando de servir a Deus e não percebem que por intermédio delas Ele quer fazer grandes coisas.               
Assim como Ester teve que ser preparada antes que ela pudesse ser a rainha de todo um reino, da mesma forma  a mulher cristã deve ser preparada antes de poder embarcar em uma das vocações mais importante e difícil na vida - o casamento e a maternidade. Ester teve que aprender os caminhos do reino à qual pertencia, ela teve que aprender os costumes da vida na corte, os desafios intelectuais, emocionais e espirituais de alta posição. Em outras palavras, Ester teve que ser transformada de uma singela jovem em uma rainha antes que ela pudesse usar o título e cumprir o papel.

Da mesma forma, a  mulher cristã, deve aprender os caminhos do Reino dos Céus antes que ela se una para sempre com quem Deus está preparando para ela. Ela deve estar preparado intelectualmente, emocionalmente e espiritualmente, e não por meros funcionários em um templo pagão, mas pelo próprio Deus, Sua Palavra, e por outras mulheres tementes a Deus que tenham sido preparadas antes dela.

O celibato não é um desperdício de tempo ou apenas ficar sentada esperando o trem passar , mas um tempo que Deus separou especialmente para a mulher, para transformá-la naquilo que Ele quer que ela seja, e para usá-la de formas que seria impossível depois do casamento. Esse é um momento único em que uma mulher cultiva as virtudes que pertencem a uma mulher de Deus, de modo que ela pode oferecer para seu futuro marido e ao mundo algo muito além do que apenas um rostinho bonito.
 
Lembre-se na sua solteirice que você não é a única solteira, mas seu futuro marido está passando pela mesma fase que você. Não seria uma coisa maravilhosa finalmente conhecer o homem que se tornará seu marido e descobrir que ele tem usado sua solteirice para servir a Deus e preparar-se para ser um marido melhor para você. E ainda assim você não usa a liberdade de vida de solteiro para servir ao Senhor, nem tira proveito do treinamento que Deus lhe ofereceu?
Não seria algo terrível  perceber que seu marido passou  todos os seus dias como um homem solteiro, orando diariamente para as suas necessidades e a obra de Deus em sua vida, enquanto você não orava por ele, nem agradecia pela graça de Deus que estava sendo dada como resultado de suas orações. É uma coisa maravilhosa quando Deus abençoa uma mulher dando-a um marido.
 
Aquela pessoa tão especial, que é simplesmente perfeita, e que  foi cuidadosamente pensada e desenhada por Deus para ser unida em uma só carne com você. É uma grande alegria para a mulher olhar para trás e lembrar de como Deus permitiu que ela esperasse Nele e que Deus foi fiel para a abençoar. É uma alegria ainda maior para que ela saiba que seu tempo como uma mulher solteira também foi um tempo de buscar a Deus e ser fiel a Ele e ao Seu propósito. E que nem por um momento desejou  fugir desse estado, mas desejava apenas confiar em Deus e esperar a Sua soberania graciosa.

De forma alguma é uma tragédia ser uma mulher cristã solteira, mas o mundo, como sempre, procura infiltrar-se no cristianismo, trazendo a falsa idéia de que é vergonhoso estar só. Uma das maiores mentiras é que se você não tem alguém ou não está ativamente à procura, há algo errado com você. Outra mentira é pensar que a mulher solteira deve ficar passeando por aí como se à procura de um marido, da mesma forma que se costuma ir as compras em um shopping.

Ainda outra mentira ainda mais forte é que a mulher solteira deve entregar-se completamente a um namorado, para que ela possa ser mais experiente e saber como agir quando ela finalmente encontrar o homem de sua vida.
Minha querida amiga, serva de Deus, é uma mentira e uma afronta a Deus dizer que a experiência é o melhor professor, quando na verdade Deus  é o melhor professor, e embora o lema do mundo seja viver e aprender, a Bíblia aconselha a aprender e viver. Você não precisa ser experiente, você só precisa ter conhecimento do que Deus tem dito e ser obediente a Ele.

Você não deve procurar o homem do seu gosto, mas deve estar à espera do homem que Deus escolheu para você. E quando ele vier, não será  as experiências passadas que farão seu casamento dar certo, mas castidade que você cultivou no passado, a pureza e a piedade . Nós devemos esconder nossos rostos dos caminhos e experiências deste mundo perverso e olhar apenas para as coisas que Deus colocou no caminho que Ele mesmo preparou para nós.
Deus sabe exatamente o que você precisa e Ele conhece  os desejos do seu coração melhor do que você. Deus ama surpresas. Ele não quer que você esteja procurando pelo  seu marido, Ele quer trazê-lo para você e, provavelmente, em uma hora, talvez, que você menos espera. Se desobedecer a este conselho, assim como muitas outras mulheres já fizeram e foram a  procura de um companheiro, você até pode encontrar alguém, mas as chances de encontrar alguem que não seja o melhor para você será grande.

Como mulheres, nossa natureza deseja uma companhia e  amor de um homem. Este sentimento é de Deus e, portanto, muito bom. Mas, ao mesmo tempo, estamos errados  em pensar que a morte será o resultado se esta necessidade não for satisfeita. A companhia de uma pessoa do sexo oposto não é para ser comparada ao ar que você respira. Ou seja, você pode sobreviver sem uma companhia, pelo menos até que Deus tem feito um trabalho perfeito em você. Lembre-se da santa palavra, Deus é fiel; Ele não permitirá que seja tentada além do que pode suportar.          (I Coríntios 10:13)
Descobri que há duas principais razões pelas quais alguém desesperadamente precisa de alguém. Primeiro de tudo, é porque não conhecem a Deus como deveriam. Deus não é o Deus de toda consolação? Não é Cristo o Senhor exaltado que preenche todas as coisas em todos os lugares? Então por que nos queixamos do vazio e da solidão que sentimos? Será que Deus gosta de estender o nosso tempo de solteiro, para que possamos encontrar a nossa vida em Deus e aprender a ser perfeitos nele?

Se queremos estar casados tão somente porque sentimos que o marido vai alegrar nossas vidas ou, de alguma maneira nos completar, então nós ficaremos decepcionados quando formos casados. Nenhum homem, não importa quão semelhante seja à  Cristo, poderia tomar o lugar de Deus em nossas vidas, só em pensar em uma coisa dessas já é  idolatria. Se não somos preenchidos por Deus agora e completos em Cristo no presente, nem mesmo um casamento feito no céu será capaz de apagar o nosso vazio.
 A segunda razão para desesperadamente precisarmos de alguém em nossas vidas é por puro egoísmo. Quando precisamos de alguém para nos sentirmos amadas, ou quando precisamos de alguém para que o nosso sentimento de solidão possa se dissipar, então nós estamos querendo uma união pelos motivos errados.

 O casamento não deve ser encarado como uma oportunidade de ter nossas necessidades atendidas, mas como uma oportunidade para atender as necessidades do outro. Se nós não aprendemos a entregar nossas necessidades a Deus, então provavelmente vamos conquistar os nossos maridos com nossas próprias mãos e não iremos conhecê-lo de fato.
Conheço mulheres cristãs que passavam todos os dias de sua vida consumidas com suas próprias necessidades e lamentações constantes sobre o porquê de Deus não ter trazido alguém em sua vida. Mas por que Deus deveria confiar a um homem de Deus  uma mulher que só pensa em si mesma e em suas próprias necessidades, e não usa a liberdade de sua solteirice para servir a Deus e se preparar para Seus propósitos? Essa mulher provavelmente teria pouco a oferecer a um marido cristão!
 
Minha querida amiga, ser solteira, ou estar casada deve ser considerado um momento muito especial e agradável na providência de Deus. Esse momento não deve ser considerado uma mera circunstância ou uma maldição da qual deve-se tentar desesperadamente fugir. Ser solteira é um tempo para aprender de Deus e de nós mesmos, um tempo para descobrir quem somos em Cristo, e para crescer em Cristo. É um tempo para ser zeloso, de boas obras e envolvidos no ministério para servir aos outros. Ser solteira tem uma magia própria que deve ser apreciada enquanto você puder, porque uma vez que passa, não pode retornar.

Não há nada tão triste como uma mulher casada, que lamenta o que ela poderia ter sido e feito com sua vida enquanto era solteira. Tudo foi perdido por causa da pressa para se casar, sem ter consideração para com o plano da obra de Deus em sua vida. 

Cada estação da vida tem uma beleza própria. Minha oração por todas as mulheres solteiras  é que possam desfrutar de seu tempo da melhor maneira possível, apesar das mentiras que o mundo tenta pregar. Nisso, sim, elas podem ser exigentes e não se contentar com nada menos que a perfeita vontade de Deus.
Que elas possam esperar pacientemente em Deus, que é o doador de toda boa e perfeita dádiva. Que elas possam ser como Ester, usando o tempo que Deus considere necessário para torná-las bonitos por dentro e por fora.


Texto traduzido por Haline kélen de Lima 

Artigo publicado pela primeira vez na revista HeartCry, Volume 3, Janeiro de 1998.

4 comentários:

  1. Oi Querida,

    Palavras muito abençoadoras e sábias, glória a Deus!

    O Senhor te abençoe e capacite a cada dia.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Haline...
    A Paz do Senhor!!!
    Linda mensagem...Que as mulheres cristãs solteiras,assim como eu,possamos entender e esperar nos propósitos do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  3. parabéns Haline.
    se muitas mulheres pensassem assim com certeza o nº de divórcios cristãos seriam pouquissimos ou quase nada.Mulheres não se deseperariam e cariam com qualquer um só proque está passando dos 40 anos!!! Valeu foi gratificante!!
    Deus te abençoe!!
    cantora-edilainesilva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Obrigado irmã Haline por seguir o DIVULGADOR!
    Que o Senhor te abençoe querida!
    Graça e paz!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...